imageRestaurar uma fotografia através de um processo digital é na verdade uma reconstrução e não exatamente uma restauração, já que restaurar implica em concertar algo que estava danificado e já no processo digital fotográfico, uma nova cópia reconstruída é feita.

Existem vários vídeos que ensinam a fazer isto, porém, eu pessoalmente conheço apenas um ou dois que realmente indicaria para quem deseja aprender a técnica e mesmo assim, haverá muita falha.

De uma forma amadora e apenas de aprendizado os vídeos tutoriais até ajudam, mas na prática profissional, está muito longe de uma realidade.

Em geral estes tutoriais ensinam a utilizar o pincel de clonagem do Photoshop e pronto, mas este pincel, acredite, é o que menos deve ser utilizado. Isso porque ele recria uma área de forma destrutiva e não é esse o objetivo em caso de uma recuperação.

É claro que é uma ferramenta útil em muitos casos, mas veja, dependendo do tipo de fotografia, da qualidade de imagem e tempo de desgaste, certos processos acabam sendo mais artísticos que qualquer outra coisa.

image

Há a necessidade de entender sobre cores, tons, iluminação, etc, pois existem casos que é necessário desenhar sobre a foto para reconstruir pontos perdidos e irrecuperáveis.

Dar brilho aos olhos e deixá-los vívidos, porque em uma fotografia, os olhos serão sempre o primeiro ponto a ser observado.

Eu vejo muitos “profissionais”, entre aspas mesmo, que começam a efetuar restaurações digitais e, por mais esforço empregado, não realizam um trabalho profissional. Mas aqui são vários fatores: um aventureiro sem experiência, falta de prática e conhecimentos básicos em Photoshop ou simplesmente falta de vontade e tempo (que demanda bastante), além de vários outros motivos.

Entregar um serviço que muitas vezes custara caro a barateiros sem profissionalismo, em geral costuma dar errado e o serviço fica medíocre, sem qualidade ou completamente irreconhecível. Além do risco de nunca mais ver a foto original.

image

Um serviço profissional demanda além de conhecimento amplo das técnicas e dos softwares utilizados, a utilização de equipamentos de alta qualidade e performance.

Uma foto deve ser digitalizada em alta resolução, mas entenda, não basta apenas digitalizar em qualidade máxima do scanner se ele for um scanner de baixa resolução, tem que ser scanner próprio para fotografia e estes que vem junto de impressoras multifuncionais não servem nem de longe para serviços profissionais, no máximo para salvar fotos impressas sem grandes qualidades ou digitalizar documentos.

Um scanner fotográfico básico para iniciantes custa hoje em média R$ 600,00, mas apenas para iniciar uma carreira profissional.

Um bom curso hoje, profissional em processamento de imagens e edição, não sai por menos de R$ 700,00.

Ou seja, o profissional investe para aprender e entregar o melhor trabalho possível.

Outra coisa que aprendemos em trabalhos fotográficos, é que certos aspectos de uma fotografia não devem ser mexidos, principalmente se tratando de fotografias antigas. Aspectos que mantém a identidade histórica da foto, exemplo, colorir uma foto ou retirar toda a beleza de uma foto envelhecida. A menos que o cliente exija que seja feito, não o faça!

Uma foto envelhecida pelo tempo tem seu charme e todo um contexto histórico, recuperar a qualidade de imagem, mas manter o aspecto envelhecido é manter a identidade histórica. Colorir uma foto, salvo exigência do cliente, é perder toda a identidade histórica e deixar com aspectos falsos uma imagem.

Outra coisa importante é preservar conteúdos da cena fotografada em segundo planos, como jarros, cortinas, quadros que fazem daquela foto uma prova viva do tempo em que foi fotografada.

Tudo isto é importante e em geral estes aspectos são ignorados por pseudos profissionais e aventureiros.

Exemplos de restaurações se bem ou mal feita, é por sua conta!

image

image

image

image

Related Post

Recuperação e restauração fotográfica, porque procurar por um serviço profissional?
Classificado como:        

Uma opinião sobre “Recuperação e restauração fotográfica, porque procurar por um serviço profissional?

  • Meu Nome é Francisco de Assis- Trabalho com photoshop á 5 anos , porém gostaria de desenvolver a técnica de reconstrução digital de fotografias. Pode parecer absurdo tanto tempo convivendo com o photoshop´, mas isto é um fato. Pode entrar no meu perfil do facebook, e veja as minhas técnicas. Facebook: Francisco de Assis Melo Costa – email assismelo2015@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes

Fotografando Fantasmas com a Rapininha Olá meus amigos, esta noite eu e minha filha a Rapininha saí...
Oumuamua, o visitante interestrelar O grande amigo e parceiro do Rapinão e da Toca da Coruja, fe...
Conhecendo as Escrituras – vídeo 08 O Oitavo vídeo da série Conhecendo as Escrituras, Teologia n...
Como observar a constelação de Orion A constelação de Órion é uma das mais belas e conhecidas con...
AVISO IMPORTANTE Fala pessoal da Toca da Coruja, tudo em riba? Esta semana um...