imageOlá amigos mais uma dica de fotografia, mas é mais um texto argumentativo do que exatamente um demonstrativo.

Hoje em dia quando uma pessoa posta uma foto ela costuma dizer: “esta foto não foi editada”, mas é impossível você postar ou simplesmente mostrar a alguém uma foto que não tenha sido editada.

Isto porque o termo se popularizou mas é utilizado de forma errada.

Editar nada mais é que escolher entre as suas fotos quais você pretende usar, postar ou simplesmente exibir a alguém. O ato de separar o que pode ou deve ser utilizado é um ato de edição.

Um editor de livros, escolhe dentro do texto original o que pode ou deve realmente pertencer ao livro. Depois sugere mudanças e melhorias.

E é exatamente aqui que entra a nossa matéria fotográfica.

imageQuando fotografamos, seja profissionalmente ou de forma amadora, precisamos escolher as fotos que irão compor o nosso álbum, mesmo que seja um álbum virtual. Este processo é chamado de edição, ou seja, a escolha do que serve e o que não serve.

Separando o que serve, vem a segunda parte, as melhorias.

As melhorias, seria um termo mais correto para o que hoje é usado como edição, são formas de melhorar a sua fotografia. Ou seja, aplicar correções de iluminação, tons de cores, correções de perfil fotográfico, de lente, de aberração cromática e etc.

image

Antigamente, na fotografia analógica, este processo era mais complicado porém era aplicado da mesma forma. Mas era feito quimicamente ou através de tempo de exposição de ampliação do negativo.

Mas uma coisa que muitas pessoas não imaginam, mas cada câmera fotográfica digital possui um perfil de cores incorporado que altera de modelos diferentes de câmeras e também que cada perfil sofre influências externas de tons de cinza, ou seja, do tipo de iluminação.

Estas influências tem muita ligação com o tipo de arquivo, seja JPG ou RAW, por exemplo, que sofrerão tratamento da própria câmera e compressão.

Por esta razão é necessário executar sempre uma correção de perfil fotográfico. Este processo é aceito em concursos fotográficos, mas claro, existe limites de correção aceitos e cada concurso impõe as regras destes limites.

image

Isto é apenas uma correção.

Mas o termo que as pessoas querem expressar na realidade quando dizem que a foto está sem edição, na realidade é MANIPULAÇÃO.

A manipulação não é aceito em concursos. A manipulação nada mais é que alterar o conteúdo de uma foto. Mesmo que mínimo, mas alterar.

image
Foto manipulada de Lenin discursando para as massas – manipulação famosa

Um exemplo, fotografa uma bela árvore e sem que o fotografo percebesse, havia perto desta árvore um cesto de lixo. Se ele remover, é uma manipulação e esta foto estaria desclassificada num concurso.

Estes recursos é aceito até certo ponto para fotos que expomos num Facebook, ou mesmo em um álbum fotográfico.

Existem concursos de manipulação fotográfica, mas entenda que a sua fotografia manipulada ela é classificada como arte e não mais como fotografia.

Isto porque o termo fotografia, que é escrever com luz, significa que a pessoa está congelando um momento da história, seja pessoal, profissional ou amadora. Este registro histórico tem que ser perfeito pois expressa a visão do fotógrafo.

Manipular uma foto, para deixa-la verdadeira é vergonhoso para um fotógrafo.

image

Claro, existe a manipulação do local a a ser fotografado, isto é aceitável menos em foto jornalismo que deve retratar o exato momento da história. Então mudar uma cena para que ela se torne mais dramática, falsificando elementos do local ou a cena em geral, também é vergonhoso para o fotógrafo.

E isto acontece muito hoje em dia. Mas felizmente existem formas de descobrir qualquer tipo de manipulação, seja digital ou local e o fotógrafo que assim fez, bem, este vai ser reconhecido pela fraude a não pelos seus trabalhos.

Então resumindo nossa postagem, edição é o ato de separar e escolher a melhor fotografia. Melhorar as fotografias em tons e cores é aceitável e até recomendado para que ela realmente transmita o que o fotografo viu e sentiu na hora da foto. E manipulação nada mais é que mudar, acrescentar ou retirar elementos de uma foto de forma digital ou mesmo uma alteração de cena para dar mais vida a fotografia.

Related Post

Editando fotografias
Classificado como:                

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes

Fotografando Fantasmas com a Rapininha Olá meus amigos, esta noite eu e minha filha a Rapininha saí...
Oumuamua, o visitante interestrelar O grande amigo e parceiro do Rapinão e da Toca da Coruja, fe...
Conhecendo as Escrituras – vídeo 08 O Oitavo vídeo da série Conhecendo as Escrituras, Teologia n...
Como observar a constelação de Orion A constelação de Órion é uma das mais belas e conhecidas con...
AVISO IMPORTANTE Fala pessoal da Toca da Coruja, tudo em riba? Esta semana um...