Olá Zoiudos de plantão, você sabe o que é uma fotografia icônica?

imageUma fotografia icônica nada mais é que uma foto que vira ícone… hehe… ou seja, ela passa a ser conhecida e muito difundida.

Mas apesar de parecer ser o sonho de qualquer fotógrafo, todos na verdade temem em ter uma fotografia icônica. Mas isto é facilmente explicável caros amigos.

Um fotografo quer ser conhecido pelo seu trabalho e não apenas por uma foto!

Quando uma foto se torna icônica ela ofusca todos os trabalhos deste fotografo e ele passa a ser conhecido como “o fotografo daquela foto”.

Existem várias fotografias icônicas no mundo, e muitas delas acabaram por se tornar o “fim da carreira” de muitos fotógrafos. Isto porque a foto ficou muito mais conhecida que o próprio fotógrafo.

imageEntão olhamos um foto e reconhecemos ela, sabemos muitas vezes a data e a situação que ela foi registrada. Mas se perguntar quem foi o fotografo responsável pela obra de arte… um grilinho canta em nossa cabeça!

Pois é, passa a ser necessário pesquisar para encontrar o nome do autor. Mas o mais interessante, que apesar de uma foto ser icônica, de ser imitada por muitos fotografos, ela geralmente não representa o melhor trabalho de um fotografo, mas apenas uma foto que acabou ficando famosa.

Existem fotos, icônicas que são completamente anônimas! Sim acreditem se quiser!

São fotografias geralmente feitas por amadores ou até mesmo pro fotógrafos que mesmo tendo sido publicadas não possuíam crédito e acabam caindo no esquecimento. Não a foto, mas a sua origem.

Sim, isto acontece e até com muita frequência.

São casos as vezes que pessoas compram em leilão rolos de fotografias não reveladas, que não sabem o conteúdo e nem mesmo quem as fez. E depois de sua revelação vem o espanto de fotos maravilhosas e muitas acabam virando ícones da fotografia.

Mesmo publicando, as vezes o autor não tem acesso a publicação ou mesmo devido ao falecimento do mesmo, são fotos consideradas anônimas. Algumas acabam sendo atribuídas ao comprador, o que eu acho de mau gosto, mas é assim que as coisas funcionam.

A foto mais vendida e copiada no mundo, um ícone que foi feito sem preparativos, é esta, da tenista! Uma beleza de imagem.

A imagem da Tenista de 1976, vendeu nada menos que  dois milhões de cópias e continua vendendo hoje 40 anos depois. Do fotografo Martin Elliott.

0009200000029882025

Tennis Girl de Martin Elliott

image

Mãe imigrante Em 1936, Dorothea Lange

image

Albert Einstein – Arthur Sasse

image

V-J Day na Times Square – Alfred Eisenstaedt

image

Alçando a bandeira de Iwo Jima  – há controversas sobre esta foto da possibilidade dela ter sido manipulada localmente, o que falo numa postagem anterior sobre fotografia. mas nada foi provado e ela continua sendo um ícone.

E aí gostou? Deixe seu comentário e sugestões para novos assuntos sobre fotografia.

Related Post

Fotos Icônicas
Classificado como:                

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes

Fotografando Fantasmas com a Rapininha Olá meus amigos, esta noite eu e minha filha a Rapininha saí...
Oumuamua, o visitante interestrelar O grande amigo e parceiro do Rapinão e da Toca da Coruja, fe...
Conhecendo as Escrituras – vídeo 08 O Oitavo vídeo da série Conhecendo as Escrituras, Teologia n...
Como observar a constelação de Orion A constelação de Órion é uma das mais belas e conhecidas con...
AVISO IMPORTANTE Fala pessoal da Toca da Coruja, tudo em riba? Esta semana um...